Cidadania

Oportunidade para prestigiar o comércio de bairro no Dia dos Pais

Um levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) aponta que 50% do dos consumidores da capital pretendem presentar os pais em 8 de agosto. Com isso, a CDL/BH espera uma injeção de mais de R$ 1,7 bilhão no comércio da cidade.

Para o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Anchieta (Amoran), Carlos Alberto Rocha, seria muito muito oportuno de boa parte desse resultado ficasse no comércio dos bairros. “Datas comemorativas, como a do Dia dos Pais, criam ótimas oportunidades de apoio ao comércio local, que foi tão abalado pela pandemia. Em vez de reforçar ainda mais o comércio online ou buscar estabelecimentos em outras regiões da cidade, o consumidor pode usar a data para demonstrar apreço pelo próprio bairro, ajudando a melhorar o ambiente do lugar onde vive”, observa o presidente.

Oportunidade de reforço

Na opinião de Carlos Alberto, estamos diante de uma situação que exige que as pessoas se apoiem mutuamente e esse apoio pode ser dado, inclusive, para o comércio da vizinhança. “De fato, datas como a do Dia dos Pais nos permitem dar uma atenção maior para as lojas do bairro, o que é muito bom. Dando um reforço ao comércio local criamos condições para que ele se recupere do golpe da pandemia, o que é favorável pra tudo mundo. Com o comércio valorizado, o empresário pode melhorar a oferta de produtos em variedade, qualidade e preços. Porém, com a concorrência do comércio online, isso só será possível, é claro, se os comerciantes procurarem fazer a própria parte”, acredita o presidente.

Carlos Alberto considera que o comércio local precisa se movimentar para fazer frente ao avanço das vendas online — que tiveram um crescimento de 72,2% em 2021, na comparação com 2020, segundo pesquisa da Neotrust. “Mesmo antes da pandemia, o comércio eletrônico já vinha apresentando uma concorrência pesada para todos os tipos de estabelecimentos e, diante da necessidade de distanciamento social, a situação se tornou ainda mais evidente”, aponta.

Contudo, o presidente da Amoran percebe que comércio de bairro tem poderes que a internet não consegue oferecer. “O contato pessoal e muitas vezes personalizado, a proximidade com o consumidor, a entrega imediata da mercadoria, a isenção de frete e a confiabilidade do atendimento físico, olho nos olhos, são insuperáveis. Se o comerciante de bairro souber valorizar isso e conseguir aliar preços e condições de pagamento a essas vantagens, se torna imbatível em sua área de atendimento. Acredito que, mesmo praticando preços um pouco mais elevados, essas vantagens podem pesar bastante na decisão do consumidor”, aposta Carlos Alberto

Compras de última hora

Para o presidente da Amoran, outro atrativo do comércio próximo de casa está na possibilidade de fazer as compras sem grande antecedência. “A compra pela internet exige que o pedido seja feito com um prazo mínimo, suficiente para a entrega. Isso se ela ocorrer dentro do prazo. A compra no comércio do bairro não. O consumidor resolve tudo de forma rápida. Além disso, se houver necessidade de troca, não tem o problema de despachar o item para o vendedor e aguardar o retorno. É só dar uma chegada na loja, que está perto”, observa.

Mesmo na comparação com o comércio físico de estabelecimentos mais distantes Carlos Alberto percebe boas vantagens no comércio de bairro. “A gente não precisa de carro pra se deslocar, gastando com aplicativo de transporte ou preocupando com estacionamento e trânsito, se for em veículo próprio. A compra vira um passeio pelo bairro. É muito mais agradável”, considera.

Portanto, se você está entre as pessoas que pretendem presentar os pais no próximo dia 8, fica a recomendação do presidente da Amoran. “Dê preferência para o comércio do seu bairro”.