4 dicas para você usar o WhatsApp como ferramenta de vendas
Uma pane nos servidores do Facebook há algumas semanas, que, além da própria rede social, deixou fora do ar o Instagram e o WhatsApp, mostrou claramente o quanto os aplicativos de mensagens passaram a fazer parte da rotina diária das pessoas. No caso do WhatsApp, em especial, a falta da funcionalidade não foi sentida somente pelos grupos de amigos e de familiares que trocam mensagens o tempo todo.
Com intenso uso profissional do app, as empresas também perderam por algumas horas uma ferramenta que hoje é fundamental para os contatos de todos os tipos. Inclusive para os comerciais.
Afinal, o WhatsApp é utilizado não só para agilizar a comunicação entre clientes e fornecedores de produtos e serviços como também se tornou um importante meio para a concretização de negócios e para o próprio marketing. Vender pelo WhatsApp se tornou uma prática comum e muito eficiente.
Porém, é preciso ter em mente que, entre utilizar o aplicativo de forma produtiva ou se tornar apenas mais um que envia mensagens inoportunas há uma linha de separação muito tênue, que só o uso de técnicas apropriadas é capaz de identificar e de evitar que seja ultrapassada. Confira na sequência quatro dicas sobre como você pode utilizar o WhatsApp de forma positiva na promoção do seu negócio.
1. Use um número específico
Na maioria das vezes, pequenos empreendedores utilizam o próprio número de WhatsApp para promoverem o que estão vendendo, o que é natural até determinado ponto. Porém, a partir do momento em que os contatos começam a acontecer de forma mais intensiva e que a busca de novos clientes pelo aplicativo assume uma importância maior na estratégia de marketing é importante recorrer a um número de telefone específico para esse fim.
Assim, surgem duas vantagens. A primeira é de conseguir separar claramente as conversas pessoais das conversas de negócios. A segunda é passar para o publico a ideia de organização do negócio, criando maior confiabilidade para o relacionamento.
Quem possui um aparelho com dois chips, utilizando aplicativo específicos, consegue criar duas contas de WhatsApp no mesmo aparelho. Caso contrário, seria interessante comprar um segundo aparelho, que pode ser dos mais baratos, que funcionará apenas como uma base para um novo chip se você também seguir a próxima dica.
2. Use o WhatsApp Web
Para realizar poucos contatos o uso do próprio aparelho de telefone pode ser suficiente. Porém, quando as conversas começam a se avolumar e o número de envios de mensagens promocionais se torna mais intensivo, não há dúvidas de que as operações se tornam muito mais fáceis pelo computador.
Para isso é preciso utilizar o WhatsApp Web, o que pode ser feito diretamente pelo navegador ou por meio de um aplicativo instalado no próprio computador.
3. Use uma conta Business
Ainda que o contato direto e mais informal seja uma das grandes vantagens do marketing pelo WhatsApp, isso não quer dizer que quem quer usar o aplicativo para fazer negócios não deva fazê-lo de forma profissional. Para esse fim é recomendado o uso de uma conta Business, como a conta convencional, também é gratuita.
4. Fique informado
Ninguém precisa fazer um curso de publicidade ou de marketing para iniciar uma empreitada pelo WhatsApp. Contudo, como são muitas as possibilidades que o aplicativo oferece, inclusive de pagamento, é importante buscar informação o tempo todo.
Fazer cursos, navegar pela internet atrás das novidades e replicar o que dá certo para outros empreendedores é sempre útil. Assim, você conseguirá extrair o máximo de possibilidades que o WhatsApp pode oferecer, vendendo mais, mais rápido e de forma muito prática.