Cultura

Olha que legal! Neste sábado, um oficina virtual gratuita ensinará as crianças a produzirem com as próprias mãos um “livro do artista”

Neste sábado, 29, tem oficina virtual para a criançada e esta será das mais legais. Pela plataforma Zoom, a pesquisadora e mediadora cultural Valquíria Prates, que é doutora em artes, ensinará os pequenos a confeccionarem um livro inspirado na obra de artistas importantes, que se dedicam à produção para o público infantil. Entre os artistas selecionados estão nomes como Ziraldo, Bruno Munari, Kveta Pacovska, Enzo, Iela Mari e Herve Tullet.

A proposta Dobra, corta, amarra e cola: uma oficina de criação inspirada em livros de artistas para crianças tem como objetivo despertar a criatividade e o interesse dos pequenos por esse tipo de material. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura, da Fundação Municipal de Cultura e do Instituto Periférico, organização da sociedade civil dedicada a planejar e a gerar ações criativas e sustentáveis que estimulem o empreendedorismo social por meio da cultura, da educação, do esporte, da tecnologia e do entretenimento.

De acordo com os organizadores, a atividade integra a programação educativa do Museu de Arte da Pampulha, no projeto Pampulha Território Museus. Ela surge como um recorte do núcleo Livro do Artista, uma parte da exposição Gráficografia, do Museu Histórico Abílio Barreto — que está temporariamente suspensa em função da pandemia, mas que forneceu inspiração para a atividade.

Produzindo um livro do artista

Entre os vários núcleos da exposição Gráficografia o Livro do Artista reúne uma coletânea de livros de artistas pertencente ao acervo do Museu de Arte da Pampulha, na qual são apresentadas tipologias, técnicas e olhares diversos sobre as obras. Assim, as produções editoriais são observadas de várias formas: como o livro-objeto, o livro ilustrado, o livro de arte, o poema livro, o livro poema e o livro obra.

A partir deste contexto, a oficina abordará processos criativos que envolvam a produção de um livro de artista para crianças e que não seja somente o suporte para a literatura, mas que, além disso, surja como um objeto de comunicação em si.

Na proposta, a criança será estimulada a criar um livro de um artista, com inspiração sobre a obra dos grandes autores e que será confeccionado a partir de materiais previamente selecionados. Portanto, já prepare o kit com papéis de cores variadas, papelão, fios de barbante ou linhas de costura, tesoura sem ponta, cola e fitas adesivas e, claro, não se esqueça dos lápis, das canetinhas e dos gizes de cera também de todas as cores.

As inscrições são gratuitas devem ser realizadas até na sexta, 28, na página do Sympla (clique aqui para acessar). A oficina será realizada de 10h às 12h deste sábado, 29 de maio. Ah! Se você nunca participou de um evento pelo Zoom ou pelo Sympla, clique aqui para obter todas as informações.