Cultura

Estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional Dance comCiência, que será realizado virtualmente, em BH

Até o próximo dia 20, estão abertas as inscrições para o I Congresso Internacional Dance comCiência, que será realizado entre os dias 21 e 27 de junho pela Plataforma EaD Bastidores. Pioneiro no país, o evento é gratuito e integra a última etapa do I Festival Dance comCiência, iniciado em maio.

A iniciativa tem como propósito oferecer aos participantes conteúdos sobre as Ciências da Dança. Portanto, após a abertura, que contará com uma programação surpresa, serão oferecidas aulas teórico-práticas de dança contemporânea, ballet clássico, preparação física e dança a dois.

Durante o Congresso, haverá também a apresentação de pesquisas sobre saúde, biomecânica, psicologia, fisiologia e fisioterapia aplicadas a bailarinos, com destaque para uma análise a respeito do método Best Performance and Movement (BPM).

Preparação física para bailarinos

De acordo com a doutora em dança Bárbara Pessali-Marques, que desenvolveu o método BPM e é idealizadora do Festival Dance comCiência, contrariando o que leigos e alguns profissionais da área pensam, pesquisas recentes na área da lesão e treinamento com bailarinos revelam que o ballet clássico e outras formas de manifestação da dança não são suficientes para preparar o corpo do bailarino para as demandas físicas que ele recebe. Portanto, para que haja uma carreira longa e saudável, seria necessário buscar treinamentos complementares para alcançar os níveis pretendidos.

Após pesquisas laboratoriais e clínicas realizadas por mais de 10 anos, Bárbara desenvolveu e patenteou o  BPM, método de treinamento físico específico para bailarinos que tem exercícios criados de acordo com as demandas da dança. Os exercícios, que visam aprimorar a técnica da dança, tiveram como inspiração passos do ballet clássico, da dança contemporânea e exercícios utilizados no treinamento de força, resistência e flexibilidade. 

Bárbara destaca o estudo que está sendo desenvolvido sobre o efeito do BPM para trabalhar a resistência de força e a capacidade aeróbica de bailarinos de diversas modalidades e níveis de dança. “O objetivo é criar um modelo que possa ser facilmente aplicado em escolas de dança ou pelos bailarinos. Também, que seja acessível e produza resultados físicos, auxiliando na prática da dança por meio da diminuição do índice de lesões e do aumento do desempenho”, ela diz.

A doutora acredita que a pesquisa se fez necessária perante estudos que comprovam a importância da preparação física de bailarinos. “A maior parte dos artistas não realiza treinamentos complementares por falta de acesso, de conhecimento e da priorização nas rotinas”, destaca.

Mais informações e inscrições para o Congresso

As palestras do I Congresso Internacional Dance comCiência serão proferidas por pesquisadores brasileiros e internacionais renomados, que abordarão temáticas diversas relacionadas à dança. Além de um workshop sobre ballet clássico, temas como Organização corporal para danças a dois e estrutura do abraço para maior conforto e melhoramento da conexão utilizando as diferenciações de forró e boleroCapacidade de força como aliada ao desempenho estético do bailarino Dor, lesão, falta de preparo físico e sua relação com a qualidade de vida em bailarinas estão entre os painéis que serão apresentados ao longo do evento.

Ao final do Congresso, os participantes receberão certificação. Clique aqui para acessar a programação completa e para realizar a sua inscrição.