Ebook com receitas do “Territórios e Redes Criativas – Etapa Lagoinha” já está disponível
Ninguém tem dúvidas de que a comida de boteco tem um lugar especial na gastronomia belo-horizontina. Com uma diversidade que é capaz de agradar os mais variados gostos, ela já se estabeleceu como uma referência da culinária de BH.
Dentro desse universo que desafia o paladar, há espaços bem definidos, que são identificados por uma cozinha que não se diferencia tanto pela inovação. Ao contrário, em um tempo em que tudo é “gourmetizado”, ela estabelece o seu diferencial justamente por manter as tradições de uma culinária sem tanta sofisticação, mas que nos leva a sabores que ficam marcados na memória.
Entre elas está a culinária de bares da Lagoinha, que agora têm uma amostra apresentada em um ebook, já disponível para download.
Boteco da Lagoinha
Bons exemplos de pratos com com ótima qualidade podem ser degustados nos 12 estabelecimentos da região da Lagoinha, que foram selecionados pelo projeto Territórios e Redes Criativas – Etapa Lagoinha, realizado pela Belotur e pelo Sebrae Minas em parceria com o Senac. Com a curadoria do jornalista Daniel Neto — o Nenel, do Blog Baixa Gastronomia — e da chefe de cozinha Mariana Gontijo, que é pesquisadora da gastronomia mineira, a iniciativa permitiu que fossem levantados e mapeados os botecos e restaurantes da região, que também receberam capacitações e consultorias personalizadas para os empreendimentos.
O resultado foi a publicação de um ebook que tem o mesmo nome do projeto, que será lançado nessa terça-feira, dia 10, por meio de uma live gerada do bar “Venda da Esquina” — a partir das 19h no Youtube do Sebrae. Porém, se você quiser, já pode baixar a publicação (clique aqui), que conta com receitas que só os bons botequins são capazes de reproduzir.
Degustação e capacitação
O projeto foi executado em duas frentes. Por um lado, Nenel se ocupava de degustar os pratos e descrevê-los em suas publicações nas redes sociais. Ao mesmo tempo, Mariana apoiava os proprietários dos estabelecimentos, sugerindo formas de apresentação dos pratos, de cálculo de custos e de preços finais, da apresentação ao cliente e até no arranjo das mesas e dos balcões e dos restaurantes.
Assim, foi possível criar uma dinâmica gastronômica diferenciada em uma região tradicional de BH. Esta experiência será contada na live por Nenel e Mariana, que também vão conversar com Cátia Cândida, da Venda da Esquina, e com Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur, e Ricardo Lana, analista do Sebrae Minas.
A live também servirá para o comentário sobre receitas que serão degustadas durante o evento e sobre as histórias e as tradições da Lagoinha.
O projeto
O Territórios e Redes Criativas foi lançado em dezembro de 2019 com a proposta de valorização da cultura material e imaterial de algumas regiões de BH, visando com isso estimular produções locais dos vários segmentos da economia criativa, potencializando e dando mais visibilidade aos empreendedores locais e criando novas oportunidades de emprego e renda. Para a Lagoinha foi escolhido o segmento da gastronomia, que está vinculado ao processo histórico de constituição e de ocupação da região.
No ano passado foram os empreendimentos locais foram pesquisados e mapeados, o que permitiu compreender demandas e adequar ações a elas. Nesta fase, a pesquisa Primórdios da Cozinha Mineira, realizada pelo Senac, buscou identificar por meio da história oral as raízes indenitárias da gastronomia da região, verificando também as múltiplas influências culturais que colaboraram para a seu surgimento.
O Sebrae Minas, por sua vez, mapeou os estabelecimentos de gastronomia com a finalidade de entender as dificuldades e desafios que os pequenos empreendedores locais estão enfrentando, buscando também apontar possíveis soluções para tornar os empreendimentos mais competitivos. Os resultados apontados em ambas as pesquisas subsidiaram o processo de capacitação realizado na etapa seguinte.
Iniciada em setembro de 2020, a segunda fase do projeto realizou uma série de capacitações e consultorias personalizadas, que se seguiram até dezembro. Ao longo do processo formativo, foram realizadas oficinas e consultorias individualizadas, que somaram mais de 30 horas de atenção aos empreendedores.
O ebook
Além das intenções dos realizadores do projeto, o ebook também apresenta brevemente cada um dos 12 estabelecimentos que fizeram parte da pesquisa e que brindaram o leitor com uma de suas receitas de maior destaque. Entre elas, é possível encontrar uma deliciosa feijoada de feijão branco, a tradicional esfiha de boteco e uma conserva de jiló que só os bares mais tradicionais servem. Ainda, é claro, não falta a boa carne cozida, o joelho de porco e até uma farofa de fubá torrado que repete uma receita de família.
Então, para levar um pouco da Lagoinha pra dentro de casa, é só baixar o ebook, colocar a cozinha para funcionar, reproduzir as receitas e abrir aquela cervejinha gelada. Bom apetite!