Já estão disponíveis os vídeos do projeto “Formações da Pampulha”, da PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou as gravações realizadas durante os cinco encontros do projeto Formações da Pampulha, que foi realizado ao longo de 2021 pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto Periférico. O projeto integra os museus municipais da Pampulha com o objetivo promover atividades de formação com professores, educadores, estudantes e demais interessados no patrimônio artístico, arquitetônico, paisagístico, educativo e de design da Pampulha.
A programação abordou as exposições e os acervos apresentados pelos equipamentos culturais e gerou conteúdos sobre as temáticas que compõem a Paisagem Cultural do Conjunto Moderno da Pampulha.
Durante 2021 foram realizados os seguintes encontros:
- O fazendeiro da luz: folclore brasileiro e cultura popular na fotografia de Marcel Gautherot, com a antropóloga Lygia Segala;
- Modernismo popular – Molduras conceituais para entender as cidades brasileiras, com o arquiteto Fernando Lara;
- O jardim e o tempo, com o arquiteto e paisagista José Tabacow;
- Inventariar para reinventar: patrimônio gráfico urbano, da cidade ao papel, com a pesquisadora Fernanda Goulart, e
- Cherô Guiné: patrimônio e territórios, com o coordenador da Política de Patrimônio Imaterial da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Álan Pires.
Além dos vídeos do projeto outros relacionados às temáticas da Pampulha também estão disponíveis. Clique aqui para acessar.