Economia & Finanças

Planejamento, Instagram, marketing e outras dicas para incrementar o seu negócio local

Vivemos um mundo totalmente conectado, onde os vários mecanismos de marketing estão bastante acessíveis à maioria das pessoas. De fato, o trabalho de um profissional da área pode ajudar bastante a desenvolver boas estratégias. Por outro lado, é sempre útil obter informações sobre o assunto, que podem ajudar bastante, inclusive na hora de escolher quais caminhos devem ser seguidos.

Por isso, fomos buscar algumas informações sobre planejamento, marketing, Instagram e outros temas que ajudarão você a entender como é possível acelerar o seu negócio local na direção do sucesso.

Planejamento é essencial

Um bom planejamento deve ser o ponto de partida para qualquer ação, principalmente quando estamos falando de negócios. Sem ele o empreendedor não consegue entender onde quer chegar e, muito menos, como fazer para chegar a algum lugar.

Mesmo partindo de ideias excelentes, por falta de planejamento, muitas empresas acabam fechando. Então, se você iniciou uma empreendimento sem planejar, busque agora mesmo os meios para criar o seu Plano de Negócio, que nada mais é do que o documento onde serão definidos objetivos, metas e ações a curto, médio e longo prazo que deverão ser seguidos pela sua empresa.

 

Saiba o seu valor

Pode parecer estranho, mas, muitas vezes, o empreendedor não valoriza os próprios produtos ou serviços de maneira devida, seja no momento em que está atendendo a um cliente presencialmente, seja nas ações de marketing. Lembre-se de que na hora de atender alguém ou de divulgar o seu negócio você não está tratando com alguém que necessariamente conheça o valor daquilo que você oferece.

Nas ações de marketing, como as que você fizer pelo Instagram, procure divulgar fotos com boa qualidade e prepare peças publicitárias atrativas. Se a divulgação for feita por um site ou por uma loja online, não deixe de detalhar informações sobre o que você está vendendo, buscando provocar no visitante o interesse por adquirir logo o produto ou por saber mais sobre ele.

Para facilitar a busca por informações, ofereça canais de comunicação que sejam de fácil acesso e rápido atendimento, como o telefone, email e WhatsApp. Assim, você consegue melhorar bastante a experiência do público com o seu negócio.

Adote o Marketing de Conteúdo

marketing de conteúdo é uma estratégia muito eficiente. Com ela, você pode publicar conteúdos informativos sobre o que você vende ou sobre temas que possam ser relacionados ao seu produto ou serviço, atraindo o interesse do consumidor. Quanto mais você demonstrar que a sua empresa entende daquele assunto, mais interessado por ele o público tende a ficar.

O conteúdo que for elaborado pode ser publicado em um blog hospedado no site da sua empresa, com textos breves sobre os temas, ou em artigos mais elaborados ou mesmo em ebooks. Publicações impressas de circulação local, que sejam de fácil acesso para o seu público mais direto, também pode servir a essa estratégia.

Busque contato direto o seu público

As mensagens pelo Instagram, o email marketing e as mensagens diretas pelo WhatsApp são ferramentas importantes para as ações de marketing. Para apoiá-las, você também pode investir em ações de publicidade localizada, que seja publicada em veículos físicos que atendam ao seu público mais próximo.

Nesse ponto, vale um alerta: é importante tomar um cuidado especial para não se tornar abusivo no envio de mensagens, o que pode provocar efeito contrário ao desejado.

Explore o seu Instagram

Nem é preciso dizer que as redes sociais se tornaram as “esquinas” da atualidade, onde as pessoas se encontram para se relacionarem, tendo o Instagram como um das esquinas mais badaladas. Ali você poderá não só apresentar os seus produtos ou serviços como também encontrará um ambiente favorável para divulgar os valores da sua empresa, entre outras considerações que possam ser úteis para tornar o seu empreendimento mais conhecido e valorizado.

Com um bom planejamento e ações simples, de custo reduzido, o sucesso do seu empreendimento será muito mais viável.