A comunicação assertiva pode evitar muitos problemas no condomínio
Como em qualquer organização, a comunicação clara e objetiva é essencial para evitar mal-entendidos e conflitos nos condomínios. Estabelecer canais de comunicação permanentes com os condôminos, por meio dos quais as informações possam fluir sem barreiras e em mão dupla, é uma forma eficiente para afastar problemas.
É claro que esses canais devem ser reservados para veicular informações que sejam de fato importantes e de interesse geral do condomínio. Além disso, eles devem alcançar a todos, indistintamente.
Porém, em situações que não dizem respeito aos condôminos em geral, é interessante adotar formas pontuais de abordagem. Se o ocupante de uma unidade apresenta um comportamento inconveniente, a comunicação direta pode ser mais eficiente do que a feita de forma ampla. Há casos em que, ao se sentir exposta, em vez de sanar o problema, a pessoa causadora do incômodo pode até intensificá-lo.
Nessas ocasiões, adotar a comunicação não-violenta pode ser uma boa pedida. Desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg, a estratégia busca evitar os ataques e as defesas no momento de se comunicar e se baseia na empatia e em formas moderadas de expressão.
Partir desses princípios ajuda bastante a evitar o agravamento das situações problemáticas e abre caminhos para o diálogo e para as soluções.