Saiba porque a salivação é tão importante
A sensação é muito bem conhecida. Quando estamos diante de um alimento apetitoso, a boca logo se enche de saliva, antecipando o prazer da degustação. De fato, naquele momento, o organismo já começa a se preparar para a digestão, produzindo o líquido precioso, que é 99% constituído por água e também tem na formulação 1% de substâncias que são importantes para uma série de reações físicas e químicas que contribuem com vários processos.
Composição e funções
Cálcio, flúor, fósforo, iodo, cloro, sódio, potássio, magnésio e carbono são os elementos presentes na saliva que atuam em funções digestivas e na saúde bucal. Na forma de eletrólitos, por exemplo, os minerais contidos na saliva contribuem para o fortalecimento do esmalte dos dentes, o que dificulta o desenvolvimento das cáries.
Há também um grupo de proteínas que cumpre funções variadas. Man- ter a boca lubrificada, permitindo que os alimentos sejam engolidos com facilidade, ajudar na transferência dos sabores para as papilas gustativas, iniciar a quebra de amidos e de gorduras durante a mastigação, formar uma barreira de proteção contra a ação das bactérias nocivas e equilibrar o pH da boca são alguns dos papéis exercidos pelas proteínas presentes na saliva.
Além disso, entre as escovações, o líquido também contribui com a limpeza natural dos dentes e, o tempo todo, auxilia no processo da fala e até na respiração, que são dificultadas quando a boca e a garganta estão secas.
Boca seca
Por tudo isso, é importante que a salivação esteja acontecendo de maneira satisfatória. Medicamentos e tratamentos médicos, tabagismo, uso de álcool e de drogas ilícitas, hidratação insuficiente, problemas de saúde, respiração pela boca e a má higiene bucal são fatores que interferem na produção da saliva.
Então, atenção: se você tem a sensação de boca seca, converse com o seu médico ou com o seu dentista.