Cultura

Confira as dicas do Colégio Arnaldo para que as férias das crianças seja divertidas e produtivas

Informe publicitário do Colégio Arnaldo

As férias de julho estão chegando e, tanto para alunos quanto para professores e demais profissionais que atuam na escola, com elas também chega o desejado período de descanso. Porém, isso não significa que, com o apoio da família, as crianças e os adolescentes não possam desenvolver atividades educativas durante a pausa no calendário letivo.

De acordo com Alice Marques, orientadora educacional do Colégio Arnaldo, o planejamento pedagógico pensa as férias como um tempo para a renovação física e mental, prevenindo o desgaste das pessoas envolvidas no processo educativo, mas elas também podem ser vistas como oportunidade para o estreitamento do convívio familiar. “É importante que os pais enxerguem as férias como um período de relaxamento, um tempo para os alunos se desconectarem das demandas escolares e desfrutarem de momentos de lazer. Mas, isso não impede que atividades educativas sejam desenvolvidas”, observa.

Equilíbrio

Além dos passeios, das reuniões em casa e de outros inesquecíveis momentos em família, Alice sugere que também aconteçam ações educativas. durante as férias. “Os pais podem incentivar a leitura e explorar atividades em que seja estimulado o aprendizado, como cursos de férias, visitas a museus e a parques”, exemplifica.

A orientadora recomenda que os filhos ainda sejam estimulados a explorarem a criatividade por meio de atividades como pintura, desenho, artesanato, escrita, criação de vídeos e música. “Fomentar a expressão artística contribui para o desenvolvimento da imaginação, das habilidades motoras e da autoexpressão”, explica.

Para que não se perca o propósito de descanso das férias, a orientadora sugere ainda que o aprendizado seja divertido e interativo, o que pode ser alcançado por meio de jogos educativos, quebra-cabeças, desafios de lógica ou aplicativos que se apresentem como ferramentas lúdicas e estimulantes. Alice destaca que, a fim de dar a oportunidade para que as crianças e os adolescentes aproveitem as férias, é importante encontrar o equilíbrio en-tre as atividades estruturadas e o tempo livre. “Permitir que eles tenham momentos sem obrigações e espaço para explorar sua criatividade e imaginação é fundamental para o desenvolvimento saudável”, conclui.