Cidadania

As novas lideranças da Vila Acaba Mundo

Um nova liderança está à frente da Associação dos Moradores da Vila Acaba Mundo (AMVAM), que, em janeiro, passou a ser presidida por Neylor Tassini Filho, que tem como vice-presidente a esposa Paola Tassini. O presidente anterior da AMVAM, Laerte Gonçalves, agora se dedica exclusivamente ao projeto Culturas Socioambientais, também na Vila, que atua com apoio escolar às crianças locais.

Objetivos

De acordo com Neylor, são objetivos da nova diretoria fortalecer a AMVAM por meio das parcerias já existentes e também buscar novos parceiros, que permitam oferecer apoio ainda maior à comunidade local. “Nós vamos atuar sobre a urbanização e promover ações de cultura e esporte voltadas para a população da Vila, com atenção especial para as crianças. Pra isso, vamos reforçar os nossos vículos com as outras instituições que atuam na Acaba Mundo”, diz o presidente da AMVAM.

Neylor destaca que as demais organizações existentes na Vila Acaba Mundo — Fundação de Entidades do Entorno da Área de Influência da Mineração (Femam), Projeto Querubins, Creche Terra Nova, Projeto Bem Me Quer e Culturas Socioambientais — realizam trabalhos importantes, que, com união, poderão beneficiar ainda mais a população local. “A nossa intenção é de a AMVAM promover essa união”, explica.

Além disso, a vice-presidente Paola diz que também são necessárias outras ações, que tenham como objetivo dar mais visibilidade às demandas da Vila Acaba Mundo, tanto para o público interno quanto para o externo. “Precisamos promover a comunicação com os bairros mais próximos, para levar o nome da vila pra população. Também precisamos falar com a comunidade da Acaba Mundo, para levar mais informações para as pessoas e entender melhor as demandas, o que já estamos fazendo”, diz.

Paola destaca que os primeiros resultados estão aparecendo. “Por exemplo, para a reunião do Orçamento Participativo em que estivemos na Prefeitura, nós conseguimos levar 70 pessoas e fizemos sete delegados, o que nos deixou surpresos. Inclusive, porque grande parte daquele pessoal era de jovens, na faixa dos 18 anos ou pouco mais, gente que, normalmente, não se interessa muito por esse tipo de assunto”, observa.

Visita

No último dia 24 de abril, Neylor e Paola estiveram na Amoran, onde foram recebidos por Carlos Alberto Rocha, presidente da Associação. “É por intermédio da AMVAM que a Amoran busca apoiar a comunidade da Vila, como fizemos com a campanha de doação de botijões de gás durante a pandemia, com doações de livros excedentes da nossa Sala de Leitura, doação de computadores, com atendimento de demandas pontuais e com outras ações. Tudo isso só foi possível graças à seriedade do Laerte. Fiquei muito satisfeito por perceber essa mesma seriedade no Neylor e na Paola. Isso nos anima a continuar apoiando a população da Vila como podemos. Também nos anima a pensar em projetos que possam beneficiar tanto a comunidade de lá quanto a comunidade dos bairros que atendemos”, diz.

Carlos Alberto observa que a Vila Acaba Mundo ocupa uma posição estratégica na região, em uma área de nascente, com grande importância ambiental. “Além disso, na comunidade da Vila existem pessoas atuantes e interessadas no futuro do lugar. Isso cria um potencial incrível, que podemos ajudar a desenvolver”, conclui.