Parque Monsenhor Expedito D’Ávila recebe corrimãos nas escadarias
Como parte de um série de intervenções que deverão melhorar as condições de utilização do Parque Monsenhor Expedito D´Avila — antigo Julien Rien —, no Anchieta, no final de maio, foi iniciada a instalação de corrimãos ao longo da escadaria que liga a Praça Marino Mendes Campos, na Rua Francisco Deslandes, à Avenida Bandeirantes. Com isso, o acesso aos vários ambientes do Parque será facilitado e ficará mais seguro para o público em geral, em especial, para idosos e para demais frequentadores que tenham mobilidade limitada e que, por isso, evitam o local.
A instalação está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), e está de acordo com demandas encaminhadas pela Amoran por meio da Coordenadoria de Atendimento Regional Centro-Sul (Care-CS) e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB). O custeio da obra ocorre com recursos obtidos por meio de emenda parlamentar apresentada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (MDB), que também vem acompanhando o processo de revitalização do Parque, em sintonia com a Associação.
De acordo com informações da assessoria do vereador, nesta etapa, estão sendo investidos R$150 mil, que também deverão custear a pintura completa do Parque. Outros R$150 mil serão investidos em intervenções futuras ainda não não definidas e que não têm data prevista para início. O recurso também foi obtido por meio de emenda parlamentar do vereador Sérgio Fernando.
Placa
Segundo o presidente da Amoran, Carlos Alberto Rocha, a demora nos investimentos vem impedindo que a Associação dê andamento a uma série de atividades que estão planejadas para o Parque Monsenhor Expedito. “Desde que conseguimos a mudança do nome do Parque para homenagear o monsenhor, estamos aguardando a instalação da nova placa, que nos foi prometida pela PBH, mas não veio. Esse será um ponto de partida para a realização de um evento de reinauguração e de várias outras ações que, acreditamos, estimulará a população a frequentar aquela unidade. Esperamos que a instalação dos corrimãos seja um sinal de que a Prefeitura, finalmente, está dando atenção para aquelas demandas. Até que elas venham, continuaremos insistindo”, afirma Carlos Alberto.