Pelo bairroSem categoria

As muitas ideias e a vontade de ouvir as pessoas do padre Marcus Mareano, novo pároco da São Mateus

Em missa celebrada no último dia 7 de julho, o padre Marcus Mareano marcou o início de seu novo ministério à frente da Paróquia de São Mateus. Em conversa com o Comunidade Ativa, ele contou um pouco sobre a sua trajetória, sobre as impressões que está colhendo no início da missão e sobre as intenções que tem para ela.

Trajetória

Com 41 anos completados no último dia 28 de julho, o novo pároco foi ordenado em 2011 pela Arquidiocese de Fortaleza (CE), sua cidade natal. Contudo, ele conta que o contato com Belo Horizonte vem de anos antes da ordenação.

Ocorre que, em 2006, já graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), padre Marcus foi enviado para a capital mineira a fim de buscar o bacharelado em Filosofia e o mestrado em Teologia Bíblica, ambos na Faculdade de Filosofia e Teologia dos Jesuítas (Faje). De volta a Fortaleza e após se ordenar, o sacerdote atuou como professor universitário até 2014, quando retornou a Belo Horizonte para cursar o doutorado na mesma área de Teologia Bíblica, também na Faje. Foi então que se transferiu para a Arquidiocese de Belo Horizonte.

Em 2016, foi designado vigário geral do Santuário de São Judas Tadeu, no bairro da Graça, onde permaneceu até 2018, quando concluiu o doutorado e foi enviado para a Paróquia de São João Bosco, no bairro Dom Bosco. Em 2023, seguiu para a Bélgica, com o propósito de cursar um pós-doutorado na área bíblica da Universidade Católica de Lovaina (KU Leuven).

Com a pesquisa acadêmica concluída, padre Marcus retornou a Belo Horizonte no último mês de abril para, agora, assumir a direção da Paróquia de São Mateus.

Acolhida

Segundo padre Marcus, as primeiras impressões com relação à comunidade local têm sido as melhores. “Ainda estou na fase de adaptação e de organização, de reconhecimento do espaço e da estrutura. Mas, eu sinto a boa acolhida das pessoas, que se apresentam com entusiasmo e com disponibilidade para querer ajudar e para servir”, ele revela.

Outro ponto ressaltado pelo novo pároco está no aspecto comunitário que ele tem notado entre os paroquianos. “Eu estou na descoberta, na admiração, mas, desde já, estou encantado. As pessoas se conhecem mutuamente, elas têm histórias, elas têm vínculos com o bairro e com a Paróquia. A Igreja faz parte da história das pessoas e as pessoas fazem parte da história da Igreja”, observa.

Diante disso, padre Marcus destaca a expectativa que tem de poder contribuir tanto com a Paróquia quanto com o próprio bairro Anchieta. “Eu, particularmente, gosto de participar da vida das pessoas e me disponibilizo pra isso. Quero animar as pastorais e os grupos. Quando é uma ideia de alguém para que outros executem, quem executa não fica muito contente. Por outro lado, quando a gente constrói juntos, todos participam, se engajam e efetivam a ideia. Eu tenho muitas ideias, mas, primeiro, preciso escutar as pessoas sobre o que é viável e sobre o que não é”, considera.

Padre Marcus está residindo na Casa Paroquial da São Mateus. “É fácil de me encontrar”, ele diz. Seu antecessor, padre Mário Sérgio Bittencourt, que por mais de seis anos esteve à frente da São Mateus, assumiu a direção da Paróquia de Santa Helena, no Funcionários.