Saúde & Qualidade de Vida

Implantes dentários também beneficiam a saúde

Quem já passou pela experiência de perder um ou mais dentes na adolescência ou na idade adulta sabe o quanto ela é desagradável e, em muitos casos, até traumática, e não faltam motivos pra isso. Afinal, além dos problemas estéticos e do desconforto que a falta de dentes provoca, existem as questões da saúde bucal, que podem até afetar a saúde geral.
Felizmente, há a solução dos implantes dentários.

Sorriso e saúde

Há estudos que vinculam a qualidade do sorriso ao bem-estar, à longevidade e à autoestima das pessoas, condições que ficam prejudicadas pelas falhas na dentição. Porém, além do prejuízo estético, a falta de dentes causa danos sobre a saúde bucal e para a saúde geral.
A começar pela migração de dentes adjacentes, que tendem a se deslocar para os espaços vazios. Assim, surge o desalinhamento da dentição, ocasionando dificuldade de mastigação, que pode levar a disfunções digestivas e nutricionais.
Como a gengiva naqueles espaços fica exposta, ela pode se ferir e inflamar. Há estudos que vinculam quadros inflamatórios na boca com o surgimento de uma série de doenças, incluindo as cardiovasculares, a diabetes e o câncer.
Ainda, as falhas na dentição podem afetar a fala e, sem a raiz do dente perdido, começa a surgir absorção óssea local.

Implantes

Os implantes dentários são dispositivo inseridos cirurgicamente no osso da mandíbula ou da maxila, que passam a atuar como raízes artificiais. Com isso, a absorção óssea é evitada e se forma uma base sólida para a colocação de coroas, de pontes ou de próteses.
Os implantes se integram à estrutura da boca, permitindo que o sorriso seja restaurado e que as funções mastigatórias sejam recuperas de maneira natural e harmoniosa.