Cultura

9ª Edição da Virada Cultural de Belo Horizonte terá mais de 250 atrações

A 9ª edição da Virada Cultural de Belo Horizonte acontece em 24 e 25 de agosto, em 24h de programação aberta ao público, com mais de 250 atrações, tendo nomes como Lenine, Héloa, Lagum, MC Marechal e MC Laranjinha. Além de música, o evento tem na programação cinema, teatro, exposições, intervenções e instalações urbanas. O Viradão Gastronômico propõe um roteiro de bares e restaurantes com pratos especiais, enquanto a Virada Sustentável promove ações de conscientização e preservação do meio ambiente.

O Palco Fecomércio vai trazer o show de Lenine e Marcos Suzano, apresentando o repertório do álbum Olho de Peixe. Outro destaque é a artista afro-indígena Héloa, que se une ao grupo Sabuká Kariri-Xocó, ao som de maracas, vozes e tambores.

Já o Palco Chico Nunes, contará com a apresentação da compositora e multi-instrumentista Carla Sceno. Outra mineira na programação é Luiza Brina, que apresenta o álbum recém-lançado “Prece”, com colaboração do tecladista Lucas Ferrari.

Na Praça dos Patins também tem programação para as crianças com o educador musical Flávio Cravo. Já a Cia Gêmea apresenta o espetáculo “A Alegria do Circo”, entre outras atrações.

O Percurso do Parque Municipal, que engloba os espaços entre os palcos, também apresenta atrações para todas as idades. Uma delas é o Piquenique Literário, em que professores da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte contam histórias. Com Mãe Ieda e Mestre Guiné, a contação de histórias e música.

Também no Parque Municipal, será feita uma homenagem a um dos maiores cineastas mineiros, Guilherme Fiúza, que faleceu em 2024, que dará nome ao espaço de cinema da Virada Cultural. Serão exibidas duas das suas grandes obras: a animação brasileira “Chef Jack – O cozinheiro aventureiro” (2023) e o longa-metragem “O Menino no Espelho”, adaptação do livro de Fernando Sabino.

Entre as novidades de 2024, está a inclusão da Praça Raul Soares e do Palco Vivo, na Praça Rui Barbosa, na Av. dos Andradas. Neste último, quem vira a madrugada é a Banda Lagum, grupo que nasceu em Belo Horizonte e conquistou o Brasil. Sobe neste palco, também, MC Laranjinha, que este ano foi indicado ao Grammy Latino.

A música brasileira terá destaque no Palco Raul Soares. Dudu do Cavaco, primeiro artista com síndrome de Down a gravar um álbum no Brasil, conduz um show recheado com músicas como “Corcovado”, de Tom Jobim, e “Com que roupa?”, de Noel Rosa. Adriana Araújo, nome ascendente de BH, e Toninho Geraes, que acaba de lançar o sétimo álbum “O Amor dos Poetas” também se apresentam.

Além dos palcos, a Virada Cultural conta com atrações no percurso entre eles. Na Praça Raul Soares, por exemplo, o evento apresenta a performance queer “Réquiem para uma noiva iluminada”, de ED MARTE, com intervenções ao vivo nas ruas.

A Praça Sete traz diferentes gêneros musicais em três palcos: Festas, Forró e Palco Praça Sete. Em destaque, o Forró Sound System, promovido por DJ Naty e DJ Fred Boi. A dupla traz 19 sets com temáticas e composições de suas pesquisas no universo das brasilidades nordestinas, convidando um DJ para cada composição. O bloco de carnaval Sambô São Salvador cria uma roda de samba carnavalesca e o grupo Matecitos interpreta nomes como Mercedes Sosa, Jorge Drexler e Chabuca Granda. Já o Palco Festas apresenta atrações como o Gira da Quebrada, Trembase com o Trem da Virada e a Festa @bsurda, que leva indie e do pop às ruas.

No Palco Viaduto, tem espaço para o rock, pop, funk e hip hop. Integra a programação MC Marechal, que foi parte do grupo Quinto Andar e está na vanguarda do rap desde 1998.

Skate, rolimã e bike

Pela primeira vez, o skate terá espaço na Virada Cultural por meio de duas ações. A Skateata, realizada pelo Movimento Unificado Pró Skate BH, seguirá uma rota saindo da Praça sete em direção à Praça Raul Soares. Já o “Skate Fighter”, é o mais recente projeto da Família de Rua, que convida a comunidade do skate para um novo desafio de manobras. Os Carrinhos de Rolimã têm lugar cativo na Avenida Assis Chateaubriand e, desta vez, será em parceria com o Amigos do Rolimã. E para os fãs da bike, o Tweed Ride BH promove um encantador passeio ciclístico, celebrando a arquitetura e o patrimônio cultural da Praça Raul Soares.

Viradão gastronômico

A Virada Cultural traz, pela terceira vez, o Viradão Gastronômico. São 25 bares e restaurantes, com preço máximo de R$ 20, e diferentes possibilidades de refeições. Entre eles: Bar Pirex, Café Bahia, Bit’s Lanches, Botelha, Bar Del Ruim, Parque Central Gastrobar e Montê Bar.

Fonte: PBH