Economia & Finanças

Agência Moody’s aumenta a nota de crédito de Belo Horizonte

A agência Moody´s elevou o rating de Belo Horizonte de Ba2 para Ba1, subindo a classificação positiva da capital. O índice é o mesmo apontado para o Brasil. Quanto mais próximo de “A” for a nota, maior é a sugestão de investimento e crédito.

Robustez

“O índice de Belo Horizonte reflete a robustez do município a partir de um perfil de crédito autônomo, representado pela sua liquidez relativamente forte, pela sua economia de resiliência, baixa alavancagem e perfil de dívida adequado em relação a outras cidades”, diz trecho do documento.

A Moody´s ressaltou ainda que a melhora no índice é resultado de uma “gestão fiscal prudente” adotada em Belo Horizonte e na maior probabilidade de apoio financeiro por parte do governo federal, justamente em razão do perfil de crédito do município.

Perspectiva positiva

“A perspectiva positiva do rating do município de Belo Horizonte está alinhada com a perspectiva positiva do rating do governo brasileiro (Ba1 positivo).

Um fortalecimento da economia através do crescimento sustentado do Produto Interno Bruto (PIB) seria benéfico para o perfil de crédito de Belo Horizonte através, por exemplo, do aumento da arrecadação de impostos sobre serviços com o aumento da atividade econômica e maiores transferências do governo federal”, destaca outro trecho do texto.

Agências como a Moody´s avaliam a capacidade de um município, estado ou país pagarem as suas dívidas. As notas apresentam 21 graduações e variam de AAA – os melhores pagadores – a C, índice atribuído aos casos de inadimplência.