Cidadania

Confira como vai funcionar BH no dia das Eleições 2024 – domingo, 6 de outubro

Em função das eleições do domingo, 6 de outubro, em Belo Horizonte, haverá horários especiais de funcionamento de parques e nenhuma mudança no funcionamento do comércio. O transporte público será gratuito ao longo do dia e na região próxima ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no Cidade Jardim, haverá alterações no trânsito. A cidade também contará com esquemas especiais de limpeza e de segurança.

Confira a seguir como será o funcionamento da cidade!

Parques, Zoobotânica, Cemitérios, Feira Hippie, bares e restaurantes

Na área de circulação do jornal Comunidade Ativa,  o Parque Amílcar Viana Martins, no Cruzeiro, estará aberto normalmente, de 8h às 17h.

O Parque Monsenhor Expedito D’Ávila (antigo Julien Rien), no Anchieta, e o Mata das Borboletas terão horário especial, de 8h às 13h.

Os parques das Mangabeiras e da Serra do Curral também abrirão em horário especial, de 12 às 17h, e o Mirante do Mangabeiras de 12h às 21h.

O Parque Américo René Gianetti, o Parque Municipal, do Centro, funcionará em horário normal, de 7h à 17.

Clique aqui para conferir o funcionamento dos demais parques da cidade.

O complexo do Zoológico, Jardim Botânico e Aquário do Rio São Francisco abrirá de 12h às 17h, sendo permitida a entrada até às 16h.

Os cemitérios municipais — da Paz, da Saudade, da Consolação, do Bonfim — e a Capela Velório do Barreiro funcionarão de 7h às 17h, exclusivamente para a realização e o atendimento para velórios e sepultamentos. Não haverá atendimento administrativo.

A Feira Hippie da Afonso Pena funcionará normalmente, de 8h às 14h.

Não haverá restrição para a venda de bebidas alcoólicas.

Comércio

Segundo o Sindilojas, o comércio de rua poderá funcionar normalmente das 10h às 18h, enquanto o comércio em Shopping Centers também poderá operar no horário habitual, das 14h às 20h.

Como o dia da eleição não é considerado feriado, o funcionamento não estará sujeito ao pagamento de quaisquer abonos ou gratificações especiais aos funcionários.

Contudo, as empresas serão obrigadas a liberar os trabalhadores por tempo suficiente para que eles possam comparecer às zonas eleitorais para votarem, sem descontos no salário pelas horas em que estiveram ausentes, caso não consigam votar antes ou depois de seu horário de trabalho.

O período de liberação deve levar em consideração o trajeto de ida e volta e eventuais filas na seção eleitoral.

O empregado que atuar como mesário terá o dia de trabalho dispensado nas eleições e o direito a um dia de folga.

Transporte gratuito

O transporte coletivo será gratuito na capital durante todo o domingo de 0h às 23h59, em todas as linhas de ônibus convencionais, do MOVE e suplementares.

De acordo com a PBH, serão acrescidas cerca de 5 mil viagens ao quadro de horários de domingo, das 5h às 20h, representando acréscimo de 45% na oferta de ônibus. Além disso, o sistema de transporte coletivo municipal operará com as linhas de um dia útil, mas mantendo também os atendimentos típicos de um domingo, como as linhas para o Zoológico e o Parque das Mangabeiras.

Os passageiros deverão passar pela roleta utilizando o Cartão BHBUS ou, caso necessário, solicitar a liberação ao motorista.

Ao utilizar o Cartão BHBUS, nenhum valor será debitado.

A medida servirá apenas para a contagem de passageiros.

A gratuidade no transporte público coletivo de passageiros da capital em dia de eleição é assegurada pela Lei Orgânica do Município de Belo Horizonte e pela Resolução 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral, garantindo que os cidadãos possam exercer o seu direito ao voto.

Em função da interdição na Prudente Morais, as linhas 8101, Santa Cruz/Alto Santa Lúcia, 8103, Nova Floresta/Santa Lúcia, e 9101, Alto Vera Cruz/Santa Lúcia) terão os itinerários alterados e pontos provisórios serão criados ao longo do desvio abaixo.

  • Sentido Avenida do Contorno (sentido Savassi)/Rua Carvalho de Almeida, no Cidade Jardim: Av. do Contorno, Rua Bernardo Mascarenhas, Rua Carvalho de Almeida, Av. Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal.

Clique aqui para acessar os quadros de horários , indicados como “Domingo Eleição”.

Os passageiros também podem acessar as informações da linha por meio do QR Code disponível em cartazes que estão afixados nos ônibus.

Trânsito

Em função da movimentação provocada pelas eleições em torno do prédio do TRE, no Cidade Jardim, serão implantadas áreas com proibição de estacionamento para facilitar o embarque e o desembarque de eleitores e estacionamento de veículos de serviço.

Segundo a BHTrans, a Avenida Prudente de Morais, entre as ruas Barão de Macaúbas e Joaquim Murtinho, será interditada em ambos os sentidos, das 5h do domingo, 6, às 5h da segunda-feira, 7.

A travessia da Avenida Prudente de Morais será mantida livre para veículos e pedestres na ligação entre as ruas Joaquim Murtinho e Tenente Renato Cézar.

Atenção para os desvios que serão implantados no dia da votação no sentido do Centro para os bairros.

  • Sentido Av. do Contorno (sentido Savassi) / Rua Carvalho de Almeida (Cidade Jardim): Av. do Contorno, Rua Bernardo Mascarenhas, Rua Carvalho de Almeida, Av. Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal.
  • Sentido Av. do Contorno (Em direção à Savassi) / Rua Nunes Vieira (Santo Antônio) com desvio alternativo veículos leves: Av. do Contorno, Rua Paulo Afonso, Rua Nunes Vieira, Av. Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal.
  • Sentido Av. do Contorno (Em direção ao Centro) / Av. Prudente de Morais: Av. do Contorno, Rua Joaquim Murtinho, Rua Tenente Renato César, Rua Bernardo Mascarenhas, Rua Carvalho de Almeida, Av. Prudente de Morais, seguindo daí o itinerário normal.

No sentido dos bairros para o Centro haverá alteração na Prudente de Morais e na Contorno em ambos os sentidos: Av. Prudente de Morais, Rua Barão de Macaúbas, Rua Prof. Magalhães Drummond, Av. do Contorno, seguindo daí o itinerário normal.

Limpeza 

A SLU informa que, das 7h30 às 17h30, serão disponibilizados cerca de 50 garis e nove caminhões exclusivamente para a limpeza durante as eleições, em todas as regionais da cidade.

Este número será maior na segunda-feira (7), com mais de 100 garis trabalhando em toda a cidade, recolhendo panfletos e outros materiais que tenham sido lançados indevidamente nas vias públicas, principalmente nos locais de votação.

Segundo a SLU, este será um efetivo extra, que vai se somar aos garis que fazem o trabalho rotineiro na cidade.

A previsão é que a limpeza seja concluída na manhã da terça-feira (8).

Os locais de votação também vão ser submetidos a uma limpeza prévia, com varrição e capina, se houver necessidade.

A SLU pede à população que não descarte no chão santinhos, panfletos ou qualquer outro tipo de resíduo.

Segurança

Segundo a Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, a Guarda Civil Municipal empenhará efetivo de 192 agentes e 81 viaturas para atuar na capital, no dia da eleição.

Será reforçado o patrulhamento nos pontos de eleição situados nas escolas municipais. No restante da cidade, as rondas preventivas estarão focadas em manter a ordem pública, em todas as nove regionais da capital.

Até a publicação dessa matéria a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) não havia divulgado o esquema de atuação durante as eleições.