Cidadania

Editorial: O que podemos fazer para continuarmos agindo em benefício da nossa região após as eleições

Carlos Alberto Rocha*

Finalmente, o dia 6 de outubro chegou, nos trazendo nova oportunidade para interferirmos nos destinos de Belo Horizonte e, de forma especial, no futuro do lugar onde vivemos. Sendo assim, volto ao assunto das Eleições 2024, mas com uma abordagem diferente.

Em vez de chamar a atenção para candidatos e candidatas que tenham compromisso com a nossa região, o que fiz na edição de junho, e no lugar de listar os problemas que precisarão ser enfrentados por quem vencer os pleitos, como listei na edição passada, agora venho destacar o papel que, nós, eleitores, podemos exercer também após o processo eleitoral.

Não acomodar

Afinal, somos nós que, cá na ponta, enfrentamos os problemas da cidade e somos nós que devemos, o tempo todo, apontá-los para os agentes públicos e pressionar para que eles sejam solucionados. Portanto, após elegermos os tais agentes, não podemos nos acomodar, aguardando outros quatros anos para voltarmos a agir na defesa de Belo Horizonte.

Mesmo que os candidatos ou as candidatas em quem votarmos não vençam as eleições, temos que atuar de forma direta sobre quem se eleger, cobrando o atendimento das nossas demandas. Ou seja, após as eleições, é importante continuarmos exercendo a cidadania, apresentando continuamente as nossas insatisfações ao poder público.

Mais do que isso, devemos cobrar insistentemente para que elas sejam consideradas nas tomadas de decisões do Município.

Com união é melhor

Claro que cada um pode fazer isso individualmente, o que, inclusive, é muito importante que seja feito. Entretanto, agindo de maneira organizada, reunidos em uma associação, como é a Amoran, conseguimos amplificar as nossas vozes, aumentando a possibilidade de elas serem ouvidas. Ainda, conseguimos atuar com maior proximidade junto ao Legislativo Municipal e junto aos vários órgãos do Executivo, ampliando a nossa capacidade de influenciar os destinos de BH e dos bairros onde vivemos.

Desta forma, também após as eleições, você poderá continuar interferindo positivamente no futuro da nossa região. Com certeza, pra isso, você poderá continuar contando com a Amoran, que, há 36 anos, age nesse sentido.

*Carlos Alberto é jornalista, editor do Comunidade Ativa e presidente da Amoran