CulturaPelo bairro

Agora data comemorativa de BH, Em 2025, o Dia de Anchieta será motivo de festa na região

O dia 9 de junho, Dia de São José de Anchieta, foi instituído como data comemorativa de Belo Horizonte

Canonizado pelo papa Francisco em 3 de abril de 2014, José de Anchieta, o padre jesuíta espanhol que se tornou conhecido como o “apóstolo do Brasil”, agora também tem o seu dia, 9 de junho, registrado como data comemorativa do Município de Belo Horizonte. A decisão do prefeito Fuad Noman, formalizada no último dia 30 de outubro pela Lei Municipal nº 11.773, foi inspirada em um Projeto de Lei do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (MDB), que, por sua vez, acatou sugestão do padre Marcus Mareano, pároco da Igreja de São Mateus, que foi prontamente apoiado pela Amoran.

Para o padre Marcus, já celebrada pela Igreja Católica, a data também pode se tornar uma celebração do próprio bairro Anchieta, que recebe o nome do santo. O sacerdote entende que o Anchieta é um bairro com sólidas tradições, onde há moradores que nele vivem há muitos anos, que se conhecem mutuamente, o que deve ser mais valorizado. “Isso pode gerar maior interação, maior corresponsabilidade das pessoas com as necessidades mútuas. Assim, também recordando José de Anchieta, esperamos que o bairro se mobilize no dia 9 de junho, de acordo com suas características, seus valores e sua história”, ele diz.

Padre Marcus destaca que 2025 será o primeiro ano de comemoração do 9 de junho. “Também esperamos que o comércio e demais instituições se mobilizem em torno de algo que é em prol do bairro”, diz.

Apoio

Segundo Carlos Alberto Rocha, presidente da Amoran, a Associação recebeu com grande entusiasmo a instituição do Dia de Anchieta. “Não vamos poupar esforços para colaborar com o que for possível para que a data seja comemorada em grande estilo. Junto à Paróquia de São Mateus, à comunidade e a quem mais queira contribuir com o engrandecimento da celebração, estamos a postos para ajudar a transformar o 9 de junho em um evento memorável para toda a região”, finaliza Carlos Alberto.